Autoavalação

INTRODUÇÃO

Desde a avaliação quadrienal anterior (2017-2020), a CAPES estabeleceu uma nova filosofia de aprimoramento no processo avaliativo, em que a Autoavaliação passa a ser uma forte ferramenta que permite a detecção dos pontos positivos e das fragilidades, visando direcionar o adequado planejamento dos programas de pós-graduação e objetivando o monitoramento da qualidade do programa assim como foco na formação discente. Para tanto, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) específico para Autoavaliação de programas de pós-graduação. A Autoavaliação ou avaliação interna/avaliação institucional possibilita uma reflexão sobre contexto e políticas adotadas, além da sistematização dos dados que levam à tomada de decisão.

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Assim, a UFRPE iniciou, de forma pioneira, o processo de autoavaliação institucional dos Programas de Pós-Graduação (PPG) em 2020, correspondendo às atividades desenvolvidas no ano de 2019. Dessa forma, a determinação dos pontos estratégicos da análise dos PPG da UFRPE passou a ser estabelecida e periodicamente acompanhada por uma Comissão formada por docentes, discentes e servidores técnico-administrativos e coordenada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Esta comissão realizou a avaliação sistemática dos dados obtidos anualmente nos programas, concluindo um ciclo de seis autoavaliações (2019-2024) dos Programas da UFRPE (https://www.prpg.ufrpe.br/pt-br/relatorios-autoavaliacao). Os resultados comparativos entre os anos mostraram uma evidente evolução em diversas atividades acadêmicas avaliadas e, também foi importante para corrigir as fragilidades detectadas, a seguir estão o link do relatório referente ao quadriênio (2021-2024): http://www.prpg.ufrpe.br/sites/default/files/arquivos-noticias/Relat%C3%B3rio%20Final%20Autoavaliac%CC%A7a%CC%83o%202025%20-%20PUBLICADO.pdf .

Com base nos relatórios de autoavaliação, foi possível observar avanços importantes na identificação das forças, fragilidades e oportunidades dos Programas, assim como na realização do planejamento estratégico e de ações com o objetivo de proporcionar melhores condições acadêmicas e administrativas aos Programas.

Visto que o processo de Autoavaliação constitui uma ferramenta de diagnóstico, condução e retroalimentação de ações e medidas, que associada ao PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO do programa poderá desempenhar um papel essencial na sua organização, gestão e planejamento, o PGEA iniciou, ao final de 2019, ações de implementação de planejamento estratégico com a participação de docentes, funcionários e discentes, mediante trabalho conjunto com a Pró-Reitora de Planejamento (PROPLAN). Reuniões foram realizadas visando a elaboração da Missão, Visão, Valores e preenchimento da Matriz SWOT dos Planos de Ação. Uma vez que a missão da UFRPE é “construir e disseminar conhecimento e inovação, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão, atenta aos anseios da sociedade”, o processo de Autoavaliação possibilitará o Planejamento Institucional relacionado ao crescimento e à consolidação da Pós-graduação, com qualidade acadêmica e responsabilidade social, objetivando contribuir para a resolução de problemas que afetam a sociedade e as condições ambientais do Estado de Pernambuco e da Região Nordeste.

Institucionalmente, a Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) constituiu no ano de 2019 uma Comissão formada por docentes e discentes da Pós-graduação, assim como por membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), para iniciar o processo de Autoavaliação dos Programas de Pós-graduação, com base na recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Vale salientar que o coordenador do PGEA, atuou como membro da Comissão de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação da UFRPE.

METODOLOGIA DE AUTOAVALIAÇÃO

Como Metodologia para a realização da Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação da UFRPE, foram implementadas as seguintes fases: 1) Planejamento, com a definição do Grupo de Trabalho; reuniões para estudo e definição do instrumento de Autoavaliação; sugestões das coordenações dos PPG no instrumento de Autoavaliação, tendo como meta construir as normas para a Autoavaliação dos programas de Pós-Graduação da UFRPE; 2) Execução, com o envio do instrumento de Autoavaliação para as coordenações dos programas, tendo como meta encaminhar para os docentes e discentes dos Programas de Pós-Graduação; 3) Análise dos resultados, com o envio dos relatórios de cada programa para análise da coordenação para contribuições; sistematização dos resultados dos programas nos Relatórios de Autoavaliação da PRPG, tendo como meta os Relatórios de Autoavaliação e 4) Divulgação dos resultados, com discussão sobre estratégias de divulgação dos resultados da Autoavaliação, tendo como meta divulgar amplamente os resultados.

Dentre os pontos considerados no processo de autoavaliação da UFRPE estão: infraestrutura, gestão do programa, avaliação de docentes e discentes, avaliação da orientação, Internacionalização, inserção social e pesquisa e inovação, motivo para desistência e pontos positivos e negativos.

Adicionalmente, como forma de Autoavaliação interna, o PGEA aplica, com frequência semestral, aos discentes, questionários digitais específicos visando levantar informações que possam auxiliar na tomada de decisões e no Planejamento Estratégico do Programa. Dentre os questionários, destacam-se: 1) questionário de avaliação das disciplinas e 2) avaliação do programa de pós-graduação por egressos.

AVALIAÇÃO REALIZADA PELOS(AS) DISCENTES

Infraestrutura

Os(As) discentes da Pós-Graduação avaliaram como Razoável (3) a todos os itens do quesito Infraestrutura dos Programas no ano de 2024, exceto dois itens: a Eficiência do sistema SIGAA, que resultou em uma média geral superior aos dos anos de 2021, 2022 e 2023, com conceito Bom (4,13) e o item A página do Programa se mantém atualizada e possui os documentos pertinentes aos discentes, que também recebeu conceito Bom (4). 

Planejamento Estratégico e Gestão do Programa

A avaliação discente acerca do quesito Planejamento Estratégico e Gestão dos Programas de Pós-Graduação em 2024 manteve-se na média do quadriênio, considerando o coeficiente de variação. Em 2022, o item Transparência e divulgação sobre o Planejamento Estratégico do Programa foi incluído na avaliação, sendo este considerado Razoável (3) pelos(as) discentes. Este aspecto necessita de melhoria, incluindo discentes nas comissões de planejamento, pois esta atividade é especialmente executada por docentes. Esses resultados indicam que, de maneira geral, os discentes avaliaram positivamente os diferentes aspectos da gestão dos programas de pós-graduação da UFRPE, com algumas áreas apresentando variações ao longo dos anos. A maioria dos itens apresentou conceito Bom (4) durante o quadriênio (2021-2024).

Avaliação dos(as) Docentes (Ensino)

No que diz respeito ao quesito Ensino, o resultado apresenta um padrão similar aos quesitos anteriores que, em 2024, tiveram uma média geral maior que nos últimos dois anos (2022 e 2023), no entanto, inferior a 2021. A tendência observada coincide com o período de retomada e readaptação às atividades presenciais na universidade após a pandemia de COVID-19. Contudo, todos os itens avaliados foram classificados com Bom (4) pelos(as) discentes em todos os anos avaliados. Neste momento, podemos pontuar que a pandemia de COVID-19 tem impactos contínuos sobre os discentes da Pós-Graduação, mesmo após 2 anos da plena retomada das atividades presenciais.

Avaliação da Orientação Docente

Os(As) discentes consideraram Bom (4) o quesito Avaliação da Orientação Docente, em todos os itens da avaliação para todos os anos avaliados, indicando que as atividades do corpo docente, com relação à orientação, são satisfatórias na visão dos(as) discentes. Em 2024, a média geral apresentada é ligeiramente menor do que a obtida em anos anteriores. A melhoria da avaliação discente acerca da Orientação Docente é evidenciada  com o aumento do percentual de notas Bom (4) e Excelente (5) para todos os itens, em relação a 2024. Dessa forma, destaca-se a importância do estímulo a um relacionamento saudável e respeitoso de orientação entre o(a) orientador(a) e o(a) orientando(a).

Pesquisa e Inovação

O quesito Pesquisa e Inovação foi avaliado, de modo geral, como Bom (4). Vale destacar que, além de apresentar média geral superior aos dois anos anteriores, também apresentou o menor coeficiente de variação entre os anos, indicando uniformidade nas respostas dos discentes.

Pontos positivos e negativos no PPG

Podemos observar na Figura  que, para os(as) discentes, no quesito Pontos positivos nos Programas de Pós-Graduação da UFRPE, os itens Qualificação do corpo docente (competência técnica), Relacionamento entre docentes e discentes, Atendimento da coordenação e atendimento da secretaria se destacam com uma avaliação positiva, assim como nas avaliações dos anos anteriores. 

Assim como nos anos anteriores, em 2024, os pontos avaliados mais negativamente são aqueles relacionados à infraestrutura, especialmente no que diz respeito a manutenção de equipamentos, laboratórios e instalações do Programa. No entanto, variáveis como tempo das estruturas prediais, espaço disponível para edificação de novas construções, limitações financeiras e cortes orçamentários das universidades públicas brasileiras, ausência ou escassez de editais para fins estruturais e estruturantes de salas de aula, laboratórios e manutenção predial etc., refletem na avaliação negativa da infraestrutura dos PPG da UFRPE. Contudo, os PPG da UFRPE, melhores avaliados na CAPES (PPG com notas 5 e 6), podem contribuir mais com a manutenção de equipamentos de pesquisa e/ou de laboratórios por meio de financiamentos como PROAP/PROEX/PROEB (verba destinada exclusivamente para material de custeio).